Pular para o conteúdo principal

Quanto Vale? Caso Mariana.

O caso de Mariana me chama atenção para um fato que poderia ter acontecido que é: e se a Vale ainda fosse estatal?
Primeiro vamos aos fatos, a Vale foi vendida por uma ninharia, assim julgam alguns especialistas, e depois transformada exponencialmente numa empresa faraônica com lucros estratosféricos pela abundância natural de seus negócios, claro.
Uma empresa desse porte não pode atuar num país de forma a não ser fiscalizada pelo Governo, ou seja, é privada mas deve explicações contínuas ao país. Auditorias é para ser algo comum, independente e de forma responsável pois se trata de extração de minério.
Pois bem, partindo desse princípio é de se esperar que esse tipo de problema ocorrido seja previsto e solucionado de alguma maneira, é para isso que serve auditoria, para procurar falhas, no caso estrutural.
Voltando à pergunta: e se a Vale fosse estatal? As auditorias também podem e DEVEM existir, tecnicamente nada muda a não ser a possibilidade de ser um pouco mais frouxa porque convenhamos, quem cuida do bem púbico nesse país? Complicado.
Mas a questão maior é outra, o que é melhor, a empresa ser estatal ou privada? Depende! Eu discutindo com um amigo meu, Herbeson Fernandes sobre publico ou privatização sobre a solução dos serviços prestados eu disse que o problema é outro, a crise moral. Não adianta uma empresa ser pública gigantesca lucrando mundos se não houver MORALIZAÇÃO na administração das empresas, assim como no privado. Provando minha tese. No fantástico apareceu um laudo em julho dando como "OK" o funcionamento da barragem que "virou" lama na última semana. Detalhe, a empresa que aprovou a estrutura era da própria empresa.
Público, privado, o problema é a nossa cultura irresponsável que temos diante de qualquer coisa, uma empresa séria jamais se daria por satisfeita uma auditoria feita por si mesma e tudo bem. É de um descalabro moral sem precedentes que agora as futuras gerações irão sentir.
Indignado.

Postagens mais visitadas deste blog

Frei Damião ou freio de caminhão?

Você é contra o PT ou contra a corrupção? Porquê definitivamente as duas opções não são a mesma coisa. Claro que no PT tem corruptos assim como qualquer outro partido e é esse o problema. O povo ajumentado pela sua própria história, salvo engano alguns lúcidos que conheço pró PT ou não, não entendem que a corrupção não começou na era petista. Amnésia. Cadê as denúncias contra FHC, Aécio e seu pó branco mágico, Geraldo Alckmin e suas escolas de lata, Serra e suas tramas contra a Petrobras já denunciadas pelo wikileaks, Eduardo Cunha e sua religiosa cara de pau a la Frank Underwood, Collor fanfarrão das ferraris, Roseana Sarney, Renan Calheiros e tantos outros canalhas. Entendam não estou protegendo o PT e seus líderes, só estou gritando que, tem gente realmente achando que a solução é tirar o PT do poder. É muita ingenuidade para não dizer outra coisa, achar que o partido que elevou o padrão social deste país e isso NINGUEM pode negar, vai fazer as coisas melhorarem. Que seja preso Lula

Laicidade já!

O estado laico é uma necessidade democrática para todos, para os que creem e para os que não creem em Deus. Não se pode balizar a política aos olhos da religião, fazer isto é sim uma forma de ditadura, a chamada religiosa. Isto é fato!